OUTRAS AVES

Nome Popular:
Galo-da-campina
Nome Científico:
Paroaria dominicana
Peso:
cerca de 25g
Tamanho:
17,2 cm
Expectativa Vida: Aproximadamente 20 anos
Hábitos: Ambos os sexos cantam sonora e monotonamente, entoando cerca de 12 assobios consecutivos fortes e monossilábicos.
Alimentação: Mistura de sementes (para curió ou bicudo), farinhada seca com insetos e farinhada úmida com ovos. Frutas e verduras: jiló, maçã, milho-verde, banana, catalonia, em pequenas quantidades para que sejam consumidas no mesmo dia.
Reprodução: Reproduz de setembro a março, pode-se utilizar a poligamia ou casais perfeitos. A fêmea está pronta para reproduzir quando começa a voar muito e fazer a ninho. Nesta época chega a cantar parecido com o macho, utilizando raízes e saco de aninhagem como material de nidificação.O macho, por sua vez, nesta mesma época canta muito e muito alto, se tornando agressivo e fogoso. A postura é de 2 a 4 ovos sendo o período de incubação de 13 dias. Os filhotes saem do ninho aos 15 dias e alimentam-se sozinhos por volta de 45 dias.
Distribuição Geográfica: Ocorre no Nordeste do Brasil, do sul do Maranhão ao interior de Pernambuco e Bahia.
Descrição: Plumagem da cabeça vermelha, curta e ereta aparentando ser uma pelúcia, sobretudo na nuca do macho. Partes superiores cinzentas exceto o dorso anterior que é composto de penas negras no ápice e brancas na base, o que dá ao conjunto um aspecto escamoso de negro e branco. É uma das espécies que mais pesado tributo paga ao comércio ilegal de aves silvestres.
Instalações: O ideal é uma gaiola com as seguintes medidas mínimas: L= 0,40m X H= 0, 40m X C= 0,50m.
Conservação: É uma das espécies que mais pesado tributo paga ao comércio ilegal de aves silvestres.
Curiosidades: os cardeais são territorialistas no período de reprodução e, assim como a maioria dos pássaros canoros, formam bandos na época de muda.