sábado, 15 de fevereiro de 2014

CRESCIMENTO DO BICO DO CANARIO.


DOENÇAS PODEM CAUSAR O CRESCIMENTO DO BICO DO CANÁRIO.
1 - Fraturas do bico 

- Podem ocorrer por acidentes e/ou traumas na gaiola ou voadeira e a correção mediante procedimentos ortopédicos especiais e mudanças de hábitos alimentares. 

2 - Crescimento excessivo do bico 

- Deformidades congênitas 

- Problemas nutricionais, podem ocorrer em hipovitaminose como também nas hipervitaminoses, portanto muita atenção com os suplementos nutricionais. 

- Problemas parasitários, podem ocorrer quando houver falhas na higienização das gaiolas, que devem ser periódicas.

- Sarna Knemodokoptes ssp, precisamos ter atenção a pássaros errantes que por ventura possam passar por nossos criatórios, vetoriando este ectoparasita. 

2 - Hipovitaminose A 

- Alta incidência de abscessos em toda a cavidade oral da ave (palato, língua e glote), causando uma Estomatite que provoca uma anorexia letal. 

3 - Beak andFeather Syndrome 

- Enfermidade virai exótica que acomete os psitacídeos, causando uma degeneração nos bicos e nas penas e tem 100% de mortalidade, e que por proximidade pode acometeres passeriformes. 

4 - Bouba 

- Enfermidade causada pelo Poxvirus avium (17 tipos) que atinge as aves causando lesões proliferativas no bico, pálpebras e cavidade oral com interferência no processo alimentar e morte por sufocação em virtude de sua forma diftérica, sendo mais difícil de visualização. 

5 - Trícomoníase 

- Causa placas caseosas amareladas na cavidade oral, língua, faringe, esôfago, papo e cloaca. A ave fica apática anoréxica, com dificuldade respiratória e diarréia. Doença também vetoriada por pássaros errantes (pardais e pombas). 

6 - Singamose 

- Parasitose de aves causado pelo Syngamus tracheae que provoca dificuldade respiratória e podemos até visualizar os parasitas na cavidade oral com uma pequena lente de aumento. Respiração sibilante e que em estados avançados podem provocar asfixia no pássaro. Vetoriado por aves silvestres. 

7-Candidiase 

- Caracteriza-se por aparecimento de membranas brancas e aveludadas na cavidade oral das aves e provoca diarréia e emagrecimento. As principais fontes de contaminação são água, alimentos e areia. Cuidado com pássaros errantes em seu território. 

8 - Psitacose ou Ornitose 

- Doença antes só registrada aos psitacídeos, hoje já diagnosticada em passeriformes que podem estar contaminados sem apresentar sintomas. 
Quando presentes são: sonolência, tristeza, perda do apetite, diarréia e dificuldade respiratória. 

9 - Apoplexia 

Ocorre quando houver um rompimento de um vaso sanguíneo por qualquer motivo: stress da captura ou síndrome do disparo cardíaco. Pode ocorrer também quando há oferecimento de alimentos com alto teor de gordura. 

O tratamento estomológico em aves é um procedimento veterinário novo, mas que deve ser parte integrante e indissociável de um programa geral de cuidados com a saúde das aves de cativeiro, visando a detecção precoce dos problemas e eliminação das causas de futuras condições patológicas. 

Espero que este texto ajude o Amigo e o seu amigo tb.Se for uma parasita,com paciência ,cura-se, apesar de que os danos morfológicos no bico, ficam,ATENÇÃO coloque a ave fora do contacto com outras,boa sorte. 

Espero ter ajudado de alguma maneira... :roll: 

Cumprimentos :wink:
Eduardo Garcia
Criador de Canários de Côr e Agapornis

Os cuidados com os Bicos
Ferramenta de primordial importância na sobrevivência da espécie o bico é o instrumento utilizado em inúmeras atividades no cotidiano do canário.
A boa saúde do animal depende também do estado geral dos bicos. De uma maneira geral não se tem muitos problemas  relacionados a eles, os canários por si só efetuam sua manutenção, mas precisamos ficar atentos pois em alguns casos os bicos podem apresentar problemas de crescimento desuniforme, isso ocorre quando a parte superior cresce um pouco mais que a inferior.
Nesse caso, assim como nas unhas, podemos efetuar um corte para igualar  as partes.
Cuidado, corta-se apenas a parte superior e de maneira extremamente cuidadosa, caso você corte a parte inferior essa sangrará muito.
Você deve proporcionar ao seu canário materiais para o desgaste do bico, ossos de ciba, poleiros de madeira e até mesmo uma pedra, bem higienizada, pode ser utilizado.
Não deixe nunca faltar cálcio aos seus canários, é essa a fonte de crescimento não só dos bicos, mas como dos ossos e cascas dos ovos.
- See more at: http://www.avedomestica.com.br/cocad/index.php?option=com_content&view=article&id=250:os-cuidados-com-os-bicos&catid=16:doenas&Itemid=82#sthash.LNBG6Ypo.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário